domingo, 2 de agosto de 2015

Pauta de Observação Educação Infantil

Avaliação na Educação Infantil 

Pauta de observação por eixo de aprendizagem

FICHA DE AVALIAÇÃO
Monte uma planilha do Excel com cada eixo, e os nomes de todos os alunos. É uma boa maneira de avaliar periodicamente seu aluno da Educação Infantil! Mãos à obra!! 


EIXO: LINGUAGEM ORAL  E ESCRITA
Nome Mantém conversas com adultos ou crianças por um período de tempo cada vez mais prolongado? Sua fala é coerente com o tema que está sendo proposto? Elabora perguntas adequadas em função do que quer saber? Seu vocabulário está aumentando? Mantém uma escuta atenta gradativamente por períodos mais longos
Diferencia números de letras? Reconhece o próprio nome? Reconhece o nome de alguns amigos? Tenta representar as letras? Escreve o próprio nome? Escreve os nomes dos amigos? Tenta escrever palavras? Consulta os nomes dos amigos ou outras palavras durante sua escrita?



EIXO: NATUREZA E SOCIEDADE
Apresenta avanços em suas observações e registros? Comunica os resultados de suas observações? Estabelece relação entre suas hipóteses e os resultados obtidos? Elabora questões sobre o tema ao longo do estudo? Valoriza e respeita formas de vida diferentes da própria? Estabelece relações entre o seu modo de viver e o de outras pessoas? Demonstra curiosidade pelo modo de viver de outras pessoas? Manifesta desejo de vivenciar a cultura de outras pessoas por meio de músicas ou brincadeiras?
Estabelece relações de semelhança e diferenças entre os lugares estudados? Faz relação entre diferentes paisagens e o lugar onde vive? Reconhece elementos característicos de cada região ou paisagem? Reconhece mudanças no meio causadas em função da ação do homem ou da natureza?

EIXO: MÚSICA
Canta com seu grupo? Reconhece diferentes tipos de voz? (feminina, masculina de adulto ou criança) Reconhece quando a música tem varias vozes? Reconhece diferentes tipos de sons e instrumentos? Reconhece sons do ambiente? Imita sons utilizando-se da voz ou de objetos? Reconhece sons que diferentes objetos produzem? Acompanha a música marcando o seu pulso? Reconhece diferentes estilos musicais? Reconhece e nomeia diferentes ritmos? Vem ampliando seu repertório musical? Tem uma postura adequada para a escuta de músicas?


EIXO: MOVIMENTO
Nome Escolhe os próprios papéis na brincadeira ou deixa que outras crianças o façam? Assume sempre os mesmos papéis? Que papéis costuma representar? Qual é o jogo dramático preferido? Mantém parcerias constantes? Quais são suas companhias preferidas?

EIXO: ARTES
Nome Utiliza as cores com intencionalidade de representação do real? Mistura as cores para criar outras? Sabe como obter a cor que deseja? Usa várias cores? Pinta o suporte com uma ou várias cores e depois trabalha sobre essa superfície dando contraste? Nome Usa a quantidade adequada de cola? Sobrepõe materiais durante a colagem? Faz uso de materiais variados? Usa a tesoura? Preocupa-se em planejar antes de executar as atividades propostas? Utiliza posições relativas a si mesmo? (Exs.: em cima, embaixo)
EIXO: RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 
Recita na ordem convencional? Quais são os erros recorrentes? Evidencia percepção de regularidade numérica? Qual? Continua a contagem a partir de um número diferente de um? Toca os objetos de contar? Conta duas vezes o mesmo objeto? Deixa de contar algum? Separa os objetos já contados dos que ainda não foram contados? Ao terminar a contagem, sabe quantos objetos há no total?
Lê os números de modo convencional? No caso dos números de dos dígitos, lê separadamente os números de ambos os dígitos? (Por ex.: 29 – dois e nove) Escreve número espontaneamente ou somente a pedido do professor? Usa os números para registrar quantidades? Nomeia as figuras geométricas?

Nenhum comentário: