quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Brincadeiras da Argentina


Na disciplina de Laboratório de Brinquedos, uma das atividade que nos deixou extremamente apreensivas, foi a busca de brincadeiras de países da América Latina, no meu caso, o grupo foi responsável por brincadeiras da Argentina. Compartilho as brincadeiras pesquisadas! 


Bom divertimento!! 






Las Flores
Primeiro você vai escolher um jardineiro e nomes de flores diferentes para cada um dos outros jogadores. Além disso, mais duas pessoas do grupo farão: anjo e diabo, que vem de diferentes lados e conversam alternadamente com o jardineiro:


- Knock, knock
- Quem bate?
- Um anjo
- O que procura ?
- Uma flor
- Que flor?
- O Cravo


Se uma criança tem esse nome vai com ele, mas o anjo vai em frente e o diabo repete o mesmo diálogo que antes, com as mesmas conseqüências. E assim continua a girar. Depois de ter dividido entre todos os jogadores, "demônios" correm dos "anjos" e uma vez que todos foram pegos, o jogo começa novamente.
O jogo pode ser feito com cores, animais, etc. 






Ponerle la cola al chancho
Colocar a cauda do porco


Em um tabuleiro ou mesa grande o suficiente, desenhar um porco, que não terá rabo. Isso (colocar o rabo) deve fazê-lo por sua vez, as crianças, mas de olhos vendados. Ganha o jogador que adivinhar o mais próximo possível.


Logicamente, nós vemos um porco com rabo nos olhos, nariz ou talvez na barriga.




As estátuas
Um menino ou uma menina faz o papel de comprador de estátuas. Outro é o fornecedor, que faz as estátuas.
Para oferecer seus produtos, o vendedor quer que cada um dos meninos e meninas tome a pose desejada.
O vendedor estará jogando cada estátua como se lhe desse corda. Em seguida, cada um fará um movimento e som que tem a ver com a estátua que escolheu, por exemplo: se uma criança faz da estátua de um gato na posição de 4 patas, quando ativado vai começar a andar e miar; ou uma menina escolhe para ser um dançarino, irá começar a dançar.
Assim por diante até que todas as estátuas adquiriram o movimento.
Em seguida, desativando o vendedor. Que cada menino ou menina é deve ser imóvel na última posição que estava fazendo antes de ser jogado.
Você não deve mover qualquer um e, em seguida, o comprador escolhe a estátua que será realizada.






Eu tenho um barco carregado até...
Este é um jogo tranquilo, ideal para aqueles dias chuvosos onde o adulto não
já sabe como entreter as crianças.
Sentado na roda que executa o jogo diz: "Eu tenho um barco carregado com Pe (para a letra p)", ou qualquer outra letra que vem à mente. Cada participante deve responder por sua vez e a velocidade com que o barco está cheio. Ele deve ser dizer algo que começa com a letra p, por exemplo: "Cheio de pão", ou "cheio de pedra"; etc.
Ele deve ser feito com velocidade e se um participante erra, deve satisfazer um castigo.






Um limão, metade limón…
Um limão, metade limão...


Este é também um jogo tranqüilo mas de agilidade e raciocínio rápido.
As crianças são colocadas na roda.
Quem direciona o jogo atribui um número a cada participante. Por exemplo: se há 10 participantes cada terá um número de 1 a 10, ou números cada vez mais do que os participantes. Eles podem ser aleatórios, mas cada um deve lembrar que é seu número.
Que direciona o jogo também terá seu número, que será 1. Inicie o jogo primeiro dizendo o número desta forma: "um limão, metade limões, três limões".
O participante que é o número três deve responder imediatamente e sem erro: "três limões, meio limão, seis limões". Por conseguinte, o número de participante 6 deve responder "seis limões, meio limão, dois limões"
Ao responder deve colocar seu número e, em seguida, os limões de palavra, então diga sempre meio limão e finalmente dizer o número de limões que você quer escolher. Muitas vezes é feito com que a velocidade, que causa o trava língua, e que causa muita risada.
Uma variante mais complicada para crianças mais velhas é usar o mesmo sistema, mas mudando a fruta. Por exemplo, dois limões, meio limão, três limões e o número três devem começar com uma fruta diferente, por exemplo "três ameixas, meia ameixa, seis ameixas".
O participante número seis vezes para outras frutas e frutas anteriores nunca podem ser repetidas.




Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada Raquel pela colaboração, seu material esta excelente!!!